Carregando...

Dúvidas Frequentes

O que é compensação?

Quando não há mais como reduzir, é possível compensar nossas emissões. No Brasil, compensação é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental que permite diminuir ou zerar nossa pegada através da compra de créditos de carbono ou, no caso de empresas, do financiamento de projetos que promovam reduções de carbono. Um bom exemplo é a implantação de projetos de energia renovável ao invés de projetos de energia fóssil, os quais são mais emissores. As emissões evitadas ao se implantar a tecnologia mais limpa são os chamados créditos de carbono.

O que é CO2? O que são gases de efeito estufa?

CO2 é a nomenclatura que representa o gás dióxido de carbono que é um dos gases de efeito estufa.

Gases de efeito estufa (GEE) são substâncias gasosas (gases) que dificultam a saída do calor da Terra para o espaço, mantendo o planeta aquecido. Apesar do efeito estufa ser um fenômeno natural e importante para existência de vida no planeta, o aumento da concentração dos gases estufa na atmosfera tem causado um aumento exacerbado da temperatura (responsável pelo derretimento das geleiras, aumento da ocorrência de desastres naturais, etc ), fenômeno denominado mudança climática.

Os principais gases de efeito estufa são CO2; CH4; N2O, SF6, HFCs, CFCs e PFCs.

Os gases de efeito estufa são comumente representados pelo CO2e, expressão que demonstra o valor equivalente de um gás estufa ao dióxido de carbono (CO2). Pois, o tempo de permanência no planeta, intensidade e tipo de impacto de um gás são diferentes de outro. Foi pensada então numa maneira de transformar todos os gases em uma unidade só que é o CO2e.

Considerando as propriedades de todos os gases de efeito estufa, foi possível inferir valores para estes outros gases a partir do CO2.

Por exemplo:

• 1 tonelada de CO2 = 1 tonelada de CO2e

• 1 tonelada de CH4 (outro GEE) = 21 toneladas de CO2e

Por isso que quando se fala de Mudanças Climáticas, é utilizado o nome “carbono” representando os Gases de Efeito Estufa.

O que é crédito de carbono?

É o documento que atesta e reconhece as reduções de emissões. Um (1) crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixaram de ser lançados na atmosfera.

Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões?

Não, a ação de compensação é voluntária, mas toda contribuição é importante para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas. Somos responsáveis pelas emissões de nossas atividades e devemos buscar reduzi-las e compensá-las, lembrando que as ações de redução vêm sempre em primeiro lugar.

O que é o Programa Compense CO2?

O Programa Compense CO2 do Banco Santander é uma iniciativa de conscientização para que cada pessoa possa conhecer seu impacto individual com relação às mudanças climáticas e entender como é possível reduzir e compensar suas emissões.

O Programa Compense CO2 oferece alguma vantagem aos clientes Santander?

Sim! Clientes que financiarem seus veículos com o Santander ou o Santander Financiamentos em 2014 ou 2015 e que fizerem sua compensação por meio do site webco2.com.br têm 5.000 (cinco mil) quilômetros compensados pelo Santander Financiamentos. Veja como utilizar esse benefício:
• Acesse a CALCULADORA e mensure as emissões do veículo, indicando o ano e o mês do financiamento. Ao fechar compra, informe o mesmo CPF usado no contrato de financiamento. Você poderá identificar o valor referente ao desconto no campo “Desconto Santander” da aba “Sua pegada”, onde é contabilizado o total de emissões.
• Esse benefício é válido até dezembro de 2015 e pode ser usado apenas uma vez por financiamento, limitado a um veículo financiado por transação. Caso tenha financiado mais de um veículo com o Santander nesse período, faça a compensação de cada um deles em compras diferentes.
• A compensação dos 5.000 km será feita pelo Santander de forma consolidada no Projeto Florestal Santa Maria, somente após verificação do CPF e demais dados informados pelo cliente.
• Nos casos em que a quilometragem do veículo financiado for menor ou igual a 5.000km não será necessário escolher um projeto para dar andamento à compra. Independentemente da quilometragem informada pelo usuário, o Santander Financiamentos manterá seu compromisso de fazer a compensação referente ao total de 5.000 km no projeto Florestal Santa Maria.

Como posso reduzir minhas emissões?

A maior parte das atividades do nosso dia a dia emite gases de efeito estufa para atmosfera. Essas emissões podem ser reduzidas mudando alguns hábitos, como por exemplo, utilizar com mais frequência transporte coletivo; diminuir a geração de lixo; reciclar o que não conseguir reduzir; apagar as luzes quando sair de um ambiente, entre outros. Acesse a aba sustentabilidade e veja outras dicas de redução.

Há situações que não geram emissões compensáveis?

As emissões de uma pessoa dependem do período e da intensidade de suas atividades, como o uso de combustíveis, o consumo de energia ou a geração de lixo. Se você optou por compensar um período muito pequeno de suas atividades, viajou pouco, consumiu pouca energia e combustível ou gerou pouco lixo, seu cálculo poderá resultar em emissões próximas de zero. Isso também pode acontecer quando você já opta por alternativas conscientes e menos emissoras, como o uso de etanol ou gás natural em seu veículo ou ainda o uso de transporte público ao invés do individual. Nesse caso, você tem duas alternativas: não compensar as emissões do período ou compensar um período maior.De qualquer forma, fique atento! Se sua rotina muda de tempos em tempos, é possível que no seu próximo cálculo você já tenha emissões para compensar!

O que é pegada de carbono?

É uma forma de medirmos a quantidade gases de efeito estufa que uma pessoa, uma empresa ou um produto emite.

Quanto custa compensar minhas emissões por meio da ferramenta?

Cada tonelada de carbono custa R$ 15,50 e o total a compensar depende das atividades de cada usuário, por exemplo, compensar 10.000 km de um veículo a gasolina de motor 1.6 L, custará R$ 24,96. O preço da tonelada de carbono poderá sofrer variações conforme a oscilação de preço do Mercado.

Recebi um cupom de desconto. Como faço para utilizá-lo?

Caso tenha recebido um cupom de desconto, faça o cálculo de suas emissões normalmente. Ao final, na tela de preenchimento do cadastro, insira o número do cupom no campo que aparece na aba “sua pegada” e clique em “ok”. O desconto será aplicado automaticamente sobre o valor total de sua compensação. Mas atenção, o cupom não pode ser utilizado simultaneamente ao desconto de 5.000 km concedido aos clientes que financiaram veículos pelo Santander e Santander Financiamentos. Nesse caso, sugerimos que faça a compensação do veículo e das demais emissões em compras separadas.

Até quando a ferramenta estará disponível?

A ferramenta estará disponível por tempo indeterminado.

Sou cliente Santander, mas não financiei um veículo através do Santander. Posso utilizar a ferramenta para calcular e compensar minhas emissões?

Sim! Ao entrar na ferramenta, clique no botão “COMECE AGORA!”.

Existe um período para realizar minhas compensações?

A calculadora recomenda fazer o cálculo das emissões das atividades já realizadas durante o período de um ano, porém você pode fazer o cálculo referente ao período que desejar. A calculadora possibilita a compensação de qualquer período ou de uma atividade específica, como por exemplo, apenas uma viagem.

Como é feito o cálculo?

O cálculo é feito a partir de informações fornecidas por cada usuário e que, ao final, resultam em um total de emissões a compensar.

Porque não estão disponíveis todos os modelos de veículo na ferramenta?

O Inmetro iniciou, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), o cálculo dos fatores de emissão dos veículos fabricados no Brasil, mas até o momento apenas alguns modelos e anos de fabricação foram analisados. Para os modelos que não constam da lista, a ferramenta possibilita estimar as emissões de acordo com ano de fabricação e motorização. Atualizaremos a lista de veículos disponíveis na ferramenta à media que o Inmetro divulgar as novas listas anuais de veículos analisados.

O que é um projeto?

Chamamos de projeto, uma empresa que desenvolve alguma mudança em sua atividade que leve a redução de emissão de carbono. Essa redução gera créditos de carbono que podem ser comprados através da ferramenta por qualquer pessoa que queira calcular e compensar suas emissões.

Posso alterar um cálculo depois de clicar “Compense sua pegada agora”?

Sim, na tela seguinte haverá um botão “Alterar os cálculos”. Os valores só não poderão ser refeitos se a compensação for finalizada.

Como posso garantir que minha compensação foi realizada?

Após a aprovação do pagamento da compra dos créditos de carbono pela Pag Seguro, você receberá em até 02 horas um e-mail com o certificado de compensação de suas emissões. Este certificado conterá dados do projeto escolhido e o volume de emissões compensadas, além do nome do comprador.

Posso vender os créditos que eu adquiri?

Não. Após adquirir os créditos de carbono, eles serão “aposentados” em nome de cada um dos compradores, não podendo ser vendidos ou trocados.

Tive um problema de pagamento, o que devo fazer?

Entre em contato com a Pag Seguro através do endereço: https://pagseguro.uol.com.br/atendimento ou pelo telefone: (11) 5627-3440, de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30.

Meu pagamento foi aprovado, mas não recebi o certificado. O que devo fazer?

Entre em contato com o suporte da Sustainable Carbon através do e-mail: suporte@webco2.com.br ou pelo telefone: (11) 2476-1414, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Como posso acompanhar o andamento do projeto?

Anualmente, o Santander informará o andamento e evolução dos projetos por meio de seu Relatório de Sustentabilidade que pode ser acessado através do link: http://sustentabilidade.santander.com.br/oqueesustentabilidade/Paginas/relatorios.aspx. Você também pode enviar dúvidas para o sustentabilidade@santander.com.br.

Além disso, ao concluir sua compra, basta selecionar a opção “Eu gostaria de receber atualizações sobre o projeto que estou apoiando e mais informações sobre sustentabilidade.